quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dominar ou libertar

Vivemos em um mundo organizado. A divisão entre segundos, horas, dias e anos já foi estabelecida durante muito tempo e hoje utilizamos esse conhecimento para nos organizarmos da melhor maneira possível. Grande parte das pessoas precisam se adaptar e viver de acordo com a maneira estabelecida por quem possibilita sua sobrevivência: os detentores do poder. Aquelas vivem um cronograma rotineiro, se desgastam com o dia-a-dia, obrigações impostas durante o tempo que se dedica ao trabalho e com a condição de "viver" no tempo livre.

Trabalhar é uma característica do ser humano, podemos discutir a complexidade do cérebro graças à disposição humana em lutar por sua sobrevivência, pois um fator desenvolve outro. Faz parte de nossos genes e, independente da maneira (seja na caça ou seja programando um sistema) somos uma raça pré-destinada ao trabalho, porém a condição de vida atual não oferece condições de vida. O trabalho unido ao sistema domina ao invés de libertar.

O capitalismo cresceu com uma rapidez inimaginável, porém essa rapidez se desenvolveu de maneira desigual e a desigualdade social hoje é a maior já vista em todos os tempos! Hoje o capitalismo abastece primordialmente o imperialismo: Monopólios e Oligarquia. Essa é a caracterização do capitalismo parasitário, pois demonstra como a Economia do Capital é falha e está em decomposição. Mesmo com esse fator agravante, que está causando efeitos desproporcionais na sociedade ainda existe muito estímulo que favoreça o consumo das camadas mais pobres, graças a esse mesmo Sistema Financeiro, que empresta recursos impagáveis.

Em meio a tudo isso nos vemos cada vez mais envolvidos em um sistema que não apenas domina, mas também destrói. Hoje a tendência de dominação é maior em vez de haver uma tendência de libertação e nossos recursos diminuem com a mesma velocidade que o capitalismo cresce longe de nossos olhos. Cabe a nós lutarmos por nosso interesse, o sistema não nos educa, mas cabe a nós estudar, pensar, protestar e agir, contrariar essa ideia é favorecer o sistema. A vida oferece escolhas e a escolha é nossa!


O mundo hoje é uma piada. Uma piada para nós que sentimos cada vez mais frustração com os fatos, nos desanimamos por haver tanta fome e miséria e também com quem mantém o poder e o sistema e continua contando a piada em entrelinhas disposto a rir até o fim! Muitas pessoas sabem como é necessária a união em momentos de crise, mas vivemos também uma crise social e a união ainda está longe de ser mantida. As relações são doentias e ainda não houve Cristo que revertesse isso, apesar de sua aparente bela passagem, cheia de boas idéias, fé no pai e proteção ao próximo, esse fator apenas colaborou para mistificar o pensamento popular de maneira à atingir o objetivo e necessidade de poucos. Pensem bem.

Chegou o momento de cada pessoa ser O Cristo. Estamos dominados, acorrentados ao sistema falho de valores e dogmas que são respeitados, apenas porquê UM povo precisa de vários representantes, o que gera muitos gastos. Libertar é algo maior que apenas ser livre. É ter o direito de viver! O mundo está em pé de guerra e com certeza a maior guerra será quando o homem apenas lutará para ser livre, com consciência.

Alguns já estão livres, mas pensem... o Mundo está? Pensem...

O tempo é ilusório, mas o fim de nosso tempo não será.

Seguindo o rumo que somos levados, não.



3 comentários:

João Rogério Nhoato disse...

O homem sempre viveu um paradigma shakesperiano, do "ser ou não ser", ainda mais nos dias de hoje. Somos formatados em ver somente o que o outro tem e não o que essa pessoa pode oferecer de real para a sociedade. Damos mais valores aos carros de luxo do que nos livros. O capitalismo é assim: valoriza a materia e o ato de predador, quem possui mais é mais. O colapso está próximo, basta ver a crise que se instalou. Um dia isso tudo muda ou a casa cai literalmente!

Eder Juno disse...

Eu trabalho para a minha vida, as pessoas trabalham por dinheiro.

É Apo... Confunde-se o tempo com nossa realidade, a liberdade parece estar escondida, e o povo por de trás de de grades invisíveis que não os deixam perceber o seu próprio cárcere. O capitalismo não passa de uma religião.

Eis o simulacro;

Apoio textos seu com esse foco.
Abraço

RIVALDO R. RIBEIRO disse...

Um dia eu escrevi um pensamento mais ou menos assim:"Passo o dia trabalhando, tempo não tenho para fazer isso...a vida se vai"

Meu jovem amigo, mais um belo texto...