sábado, 25 de abril de 2009

Justiça não agrada a todos.

É muito raro quando há adiamento de eleições municipais no Brasil. Dois municípios do Rio Grande do Sul tiveram o resultado das eleições anulados e os eleitores precisarão retornar às urnas em Presidente Lucena e Barros Casal, pois os dois prefeitos eleitos durante a eleição de outubro não puderam assumir por cometerem irregularidades durante o mandato antigo e durante a campanha.

Isso sempre há, mas dificilmente os candidatos são punidos pelo erro, normalmente acontecem negociações e acordos são mantidos para limpar a barra do candidato que cometeu irregularidades. Nada disso aconteceu nestes dois municípios gaúchos, mas isso não significa que a ordem e justiça agradaram pessoas interessadas na validez da antiga eleição.

Ainda há grande disputa política na região. Um dia antes da eleição no município de Presidente Lucena e um atentado contra um novo candidato a assumir o cargo municipal. Alguém, que deve ter recebido muita grana, disparou tiros contra a casa do candidato Baltasar Hansen (PDT) e fugiu. Por sorte não houve feridos, mas o estrago na casa foi considerável.

Quem saiu perdendo com isso tudo não foram Prefeitura Municipal, candidato nem o atirador e sim a Justiça. Um golpe antes de qualquer eleição pode mudar a opinião popular, seja para melhor ou pior, pois as pessoas podem considerar que o atentado tenha sido planejado por algum adversário, ou até mesmo o candidato e elas jamais ficarão seguras em quem depositar o seu voto, mas mesmo que não tenham decidido e tenham ficado confusas após o atentado, todos serão obrigados à votar, seja o certo(?) ou o errado.

Alguém tem dúvidas que política seja um jogo sujo? O pior é não haver escolhas para inversão de jogo.

Nenhum comentário: