
Os moradores do centro também se encontram em situação de perigo, mas se recusam a abandonar a moradia temendo saque, o que aumentaria ainda mais o número de desabrigados. A situação já dava indícios de perigo em Roraima desde o dia 24, quando a rodovia BR-429, que liga o estado à Bolívia estava interditada. Foi preciso até mesmo o auxílio dos moradores, que tiveram a função de orientar os motoristas que desconheciam o trajeto e seus perigos.
Tudo isso, são apenas reflexos do precário serviço público e estadual de Rondônia. Moradores da região do rio Muqui relatam que uma ponte de concreto, a 300 metros da ponte de madeira, seria a solução do problema. A obra foi concluída há cinco anos, mas ainda falta o aterro das duas cabeceiras.
O Brasil está se desenvolvendo, dando certos avanços, sim. Mas não podemos nos esquecer que o país não é apenas os grandes centros e que é preciso de um certo cuidado com as decisões do país, porém é preciso de mais cuidado ainda quando o que está em jogo são as regiões mais carentes em que a condição de vida de muito brasileiro ainda é comparável a um nível de terceiro mundo.
Quando Lula diz que o país tem muito potencial ele está certo. Ele só não está certo na maneira que explora e deixa que explorem esse potencial. Se está se embasando em seus tão estudados fundamentos mecânicos é preciso que saiba que o sistema não precisa "apenas funcionar".
