domingo, 22 de fevereiro de 2009

A corrupção e falta de competência custam caros.

O Brasil foi apontado como o país mais transparente da América Latina, algo que um brasileiro informado poderia até se orgulhar, mas acredito que não seja exatamente um motivo de orgulho, pois na América latina é fácil competir com um punhado de países que contam com tamanha política autoritária de censura, que não seria exagero caracterizar certos países como nações de regime totalitário. Fato é: mesmo o Brasil sendo o país mais transparente do seu eixo, o país ainda perde muito dinheiro com corrupção.

É, mas pelo menos o país informa tudo isso em instituições, como a Transparência Brasil e o Excelencias, ou seja, rouba na caruda. Segundo pesquisa realizada pela IBP (International Budget Partnership), o Brasil, como indicado é o país mais transparente, porém ainda perde anualmente cerca de R$10 bi. Esse dado contrasta com problemas variados, como o excesso de cargos comissionados, o excesso de cargos comissionados no Executivo Federal, a demora na reforma do código de processo penal, entre outros. Além da corrupção, o que é indiscutível, o que ainda mostra preocupação é a legislação processual que, pegando algumas palavras emprestadas do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), "A legislação brasileira é, para dizer pouco, retrógrada e ineficiente".

O principal problema do Código é o número elevado de brechas legais que abrem caminhos para recursos e extendem os processos para até 15 ou 20 anos sem uma conclusão, o que é relativo à qualidade do advogado e o dinheiro que o culpado tem em investir para ainda manter o processo congelado, características normalmente, mas nem sempre, presente nos nossos amigos políticos. A presunção da inocência levada até as últimas consequências. Isso não é novidade. Então é mais assustador ainda!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê o meu jovem amigo Apoe...? Num dias desses eu perguntei.

A resposta foi que tu havia levantado voo...

Fiquei um pouco triste, onde encontrar um substituto para ouvir minhas asneiras?

É dificil! As pessoas estão anestesiadas com os exteriores de si mesmas, deixaram de questionar os seus próprios sofrimentos, as causas de suas angustias, vegetam sonhando com um mundo que nunca vai ser delas...brincam com novos "brinquedos" que tendem a agravar cada vez mais a sua própria sobrevivência...

Meu jovem amigo, levantaste voo? Faz parte do seu DNA, eu ficaria surpreso se ficasse no solo...

Quanto ao seu blog: é um dos melhores que conheço na internet.

Parabens pelas noticias comentadas!

Deus te abençoe e te guarde!