sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Em Roraima o caos é geral! Parece até Sina Nacional

As tempestades que aconteceram esse fim de fevereiro em Roraima ainda vão ser motivo de dor de cabeça para o roraimense durante muito tempo. O número de pessoas que estão desabrigadas na cidade de Ji-Paraná chega ao assustador número de 10.000, graças à enchente do Rio Machado, que está a 7 metros acima do nível normal. O Corpo de Bombeiros precisou trabalhar duro para resgatar cerca de 80 famílias de regiões ribeirinhas da cidade, que estão em situação mais drástica.



Os moradores do centro também se encontram em situação de perigo, mas se recusam a abandonar a moradia temendo saque, o que aumentaria ainda mais o número de desabrigados. A situação já dava indícios de perigo em Roraima desde o dia 24, quando a rodovia BR-429, que liga o estado à Bolívia estava interditada. Foi preciso até mesmo o auxílio dos moradores, que tiveram a função de orientar os motoristas que desconheciam o trajeto e seus perigos.

Tudo isso, são apenas reflexos do precário serviço público e estadual de Rondônia. Moradores da região do rio Muqui relatam que uma ponte de concreto, a 300 metros da ponte de madeira, seria a solução do problema. A obra foi concluída há cinco anos, mas ainda falta o aterro das duas cabeceiras.

O Brasil está se desenvolvendo, dando certos avanços, sim. Mas não podemos nos esquecer que o país não é apenas os grandes centros e que é preciso de um certo cuidado com as decisões do país, porém é preciso de mais cuidado ainda quando o que está em jogo são as regiões mais carentes em que a condição de vida de muito brasileiro ainda é comparável a um nível de terceiro mundo.

Quando Lula diz que o país tem muito potencial ele está certo. Ele só não está certo na maneira que explora e deixa que explorem esse potencial. Se está se embasando em seus tão estudados fundamentos mecânicos é preciso que saiba que o sistema não precisa "apenas funcionar".


Nenhum comentário: