quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O pior da crise já passou ?

O começo de 2009 está apresentando uma boa melhora em relação a assustadora retração econômica de 2008. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou um estudo comparando o último trimestre de 2008 com o primeiro de 2009, revelando que o consumo de energia cresceu 1%, enquanto a produção de automóveis também aumentou, em 3,15%. Números que ainda não se equiparam em relação ao início do ano passado, porém melhores que os apresentados no fim de 2008. Melhor, mas ainda há muito o que melhorar.


O fator que mais pesou nesse aumento foram as medidas assinadas por Obama, injetando trilhões de dólares na economia americana, consequentemente dando condições para que as empresas americanas que estavam com a produção congelada ano passado, voltassem a produzir novamente ao redor do mundo. Obama investiu pesado na economia não apenas injetando muito dinheiro, mas também congelou o salário de todos os funcionários que recebiam mais de US$100 mil, com uma bela opinião " As famílias estão apertando o cinto, então Washington também". Obama, que também igualou o salário de homens e mulheres cogitou cancelar cerca de 200 medidas de Bush, entre as quais, retirar as tropas de Iraque e Afeganistão, fato que ainda não se concretizou e, inclusive corre o boato de que pelo último ano haverá aumento no envio de tropas ao Afeganistão para intensificar as buscas por Bin Laden, que convenhamos deve estar pra lá de Bagdá, bem pra lá! Tantas medidas não foram suficientes para que Obama não fosse questionado e poupado de racismo.

O New York Post publicou uma charge comparando Obama à um macaco. Incrível como esse veículo se interessa pela guerra e ainda consegue fazer críticas atrasadas. Se o jornal estivesse mesmo interessado em algo bom, estamparia outro tipo de comparação, como a dos EUA, com países emergentes de África e Oriente Médio. Se ao menos Obama não tivesse investido apenas nos E.U.A. e tivesse mesmo a opinião global que tinha antes das Eleições ele poderia ter ido mais fundo, com certeza... E quem sabe não injetasse e apoiasse o desenvolvimento de nações africanas, que não possuem nem o suficiente para alimentar e proteger o próprio povo. Hoje, muitos podem reclamar, menos os Estados Unidos. Se pode ter havido um macaco que governou os E.U.A, esse macaco está mais para o Bush, por mais que Obama ainda não demonstrou todo o vigor que o coroou, mas este á apenas o primeiro trimestre de seu governo.

Nenhum comentário: