O circo está pegando fogo há algum tempo e parece que ainda há muita lenha para essa combustão. Não há um dia que a mídia não divulgue notícias em que a questão é a falta de consideração com a vida de próximo, graças a algum tipo de doença decorrente da essência contida em algumas pessoas. Pensar o dia que isso acabará é inútil e é desolador confirmar que já estamos acostumados com esse tipo de coisa, já é normal quando encontramos em uma página de jornal notícias do tipo: Pai engravida filha, estudante mata alunos e professores em antigo colégio, garota é assassinada por ex-namorado, deficiente vestido de curupira mata seis...
Muitos estão com o psicológico abalado e isso é claramente perceptível quando compramos um jornal. Mas nem todas essas pessoas podem ser consideradas como Psicopatas, é, exatamente como leu. Hoje em dia são muitos os criminosos, mas classificar a todos como psicopatas seria exagero. Pessoas que sofrem de psicopatia estão adquirindo um espaço cada vez maior dentro da sociedade. Em muitos casos nem ao menos é levantada a possibilidade de essa pessoa sofrer do transtorno, pois hoje eles são bem-sucedidos e ocupam um belo lugar em áreas como medicina, esporte, justiça, política, etc... mas tenha certeza, eles nunca darão a mínima para ninguém ao seu redor. Nem todas as pessoas que sofrem do transtorno estão na clínica, mas quem está com certeza será um caso interessantíssimo e frustrante para o analista.
Ainda existem alguns mitos que fantasiam um pouco o psicopata. Um dos mitos é acreditar que todos os psicopatas são violentos. Realmente podemos confirmar que um psicopata pode recorrer à violência física e sexual, mas os traços psicopáticos que já foram estudados com o comportamento de muitos serial killers curiosamente comprovam que muitos psicopatas não são violentos, enquanto uma pessoa violenta nem sempre é um psicopata.
Outra lenda que surge quando pensamos em psicopata é a de que todos sofram de psicose. Psicose é um transtorno que caracteriza a perca de contato com a realidade, seguido por delírios. Um psicopata não sofre de psicose, muito pelo contrário, suas atitudes são todas muito racionais. Psicóticos raramente serão psicopatas.
Traços que caracterizaram a maior parte dos psicopatas foram um padrão contínuo de desrespeito e violação ao direito do próximo, não se adaptar à normas sociais com um comportamento legal, propensão para enganar, manipulação do próximo para benefício pessoal, irresponsabilidade e falta de remorso. O psicopata é inteligente e tem como uma de suas grandes características o charme e a facilidade em liderar e essa não é a característica de muitos doentes que acompanhamos junto com a mídia. Sim, doentes... Pois se fossem psicopatas estariam na política, na justiça ou em alguma multinacional, não falo isso por falar, estou dizendo apenas porque as características condizem com a personalidade desses profissionais. Com isso é possível afirmar que a doença do Homem está em estágio preocupante. Tanta propensão de crescimento pode ser relativa com o número de psicopatas que possuem muito poder e influência , usado para atrair ainda mais poder e influência para si mesmos enquanto o mundo e cada vez mais pessoas estão doentes.
O mundo é tão diferente para essas pessoas que um doente nem ao menos pode ser um psicopata.