quinta-feira, 26 de março de 2009

Resquícios do Faraó.

O mundo avança tecnologicamente. Estamos em 2009 e, hoje, essa é uma afirmação inquestionável. Governos usam a tecnologia como nunca para armazenar e manter em sigilo informações confidenciais, Veículos de comunicação também estão digitalizando o acervo e estreitando a relação entre emissor e receptor. Ongs e Fundações Sociais expressam idéias, lançam campanhas e fazem sucesso com ajuda da expansão tecnológica em regiões que antes eram inacessíveis. Conhecimento é adquirido e pessoas expressam idéias de maneira que há algum tempo atrás seria impossível, mas hoje não é, graças à tecnologia.

Iniciativas envolvendo a tecnologia estão debatidas com frequência na página. Mas a tecnologia não vive apenas de bons momentos, assim como tudo nesse mundo, vale lembrar que em muitos lugares ainda exista muita censura às vantagens oferecidas por essas novas ferramentas, ainda falta um pouco de segurança, sem citar ainda a confusão em que muitas pessoas se envolvem por falta de informação, ou invenções de mitos para os novos aparelhos.

O Brasil é um país com dimensões continentais e o acesso a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Mas o país ainda está em 59º lugar entre os países com mais conexão entre as pessoas e ainda existem regiões que a tecnologia está ausente. Não quero dizer que seja difícil ver um índio usando um celular ou a internet, isso é normal em algumas regiões do país, mas vamos ilustrar um caso isolado aqui, apenas por fazer uma comparação:

Um índio em Tocantins acaba de receber uma ligação em seu celular, uma ligação do PCC. Esse índio ainda tem seus costumes selvagens mantidos até certo ponto, assim como sua visão de mundo e suas crenças. Na ligação, o criminoso coloca uma criança chorando na linha e faz apelos e ameaças ao índio, que sem entender fica com medo, acredita ser uma mensagem de qualquer ente divino, desliga o celular e faz qualquer tipo de ritual ou sacrifício em sua tribo. Tudo bem, vamos dar risada, esse é apenas um caso isolado e absurdo, que dificilmente chegaria a nosso conhecimento. Mas no Egito...

Corre um boato no Egito que contradiz tudo o que já foi visto por nossa sociedade. O boato diz que há uma combinação no celular que mataria pessoas, incrível. O governo chinês já prendeu 3 pessoas responsáveis em espalhar a história macabra. Após um homem morrer vomitando sangue, seguido de um AVC essa teoria ganhou ainda mais força por lá, mas o governo luta firme para aniquilar essa história, digna de um bom faraó.

A história de Tocantins é apenas uma ilustração...

Nenhum comentário: