terça-feira, 31 de março de 2009

Documentário Corumbiara denuncia ocupação e massacre em Roraima

Está acontecendo em São Paulo e Rio de Janeiro o 14º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade e o destaque brasileiro é Corumbiara. O Documentário é resultado de 20 anos de pesquisas e buscas por fontes e informações sobre o massacre de 1985 no sul de Rondônia. A partir de 1970 a terra passou por demarcações e estabeleceram ali grandes propriedades rurais, a terra começou a ser ocupada por fazendeiros, garimpeiros e madeireiros havendo conflito.

Segundo o diretor do filme, Vincent Carelli, as primeiras fontes começaram a surgir apenas 9 anos após a pesquisa ter iniciado, porém essas fontes ainda não falavam português. Após mais dois anos de busca encontraram outros índios que falavam português e e também o idioma dos conterrâneos, o que possibilitou a absorção de ainda mais informações através da comunicação entre eles.

O Festival acontecerá até dia 5 de abril nessas cidades e depois partirá rumo a Brasília, quando terá início dia 14 de abril e terminará no dia 26 do mesmo mês. Corumbiara é um documentário investigativo que denuncia o fato, que ainda não teve condenado algum apontado pela INJustiça Brasileira.

Mais informações do festival clique aqui.


2 comentários:

Jotas disse...

Os autores de documentários do género da foto aqui retratada, são de facto uns priviligiados, por andarem nos maiores recantos e mais belos lugares de beleza natural do planeta e nutros casos, por culturas desconhecidas e de grande valor.
Outros, infelizmente ficam com grandes mágoas e feridas, por andarem pelos locais, mais sangrentos e tristes do planeta, homens de grande ccragem.

delmiro[kblo] disse...

Essas terras conhecidas como 'terras de ninguem',é espaço para grandes disputas,ainda hoje.
Escondendo fatos que,ao longo dos anos se tornam lendas,criam perssonagens inusitados,e deixam como herança, um povo humilde, pobre, e castigado.(Palavras de quem já viveu o PARAISO em Corumbiaria, e conhece o drama de muitos).