terça-feira, 31 de março de 2009

Documentário Corumbiara denuncia ocupação e massacre em Roraima

Está acontecendo em São Paulo e Rio de Janeiro o 14º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade e o destaque brasileiro é Corumbiara. O Documentário é resultado de 20 anos de pesquisas e buscas por fontes e informações sobre o massacre de 1985 no sul de Rondônia. A partir de 1970 a terra passou por demarcações e estabeleceram ali grandes propriedades rurais, a terra começou a ser ocupada por fazendeiros, garimpeiros e madeireiros havendo conflito.

Segundo o diretor do filme, Vincent Carelli, as primeiras fontes começaram a surgir apenas 9 anos após a pesquisa ter iniciado, porém essas fontes ainda não falavam português. Após mais dois anos de busca encontraram outros índios que falavam português e e também o idioma dos conterrâneos, o que possibilitou a absorção de ainda mais informações através da comunicação entre eles.

O Festival acontecerá até dia 5 de abril nessas cidades e depois partirá rumo a Brasília, quando terá início dia 14 de abril e terminará no dia 26 do mesmo mês. Corumbiara é um documentário investigativo que denuncia o fato, que ainda não teve condenado algum apontado pela INJustiça Brasileira.

Mais informações do festival clique aqui.


2 comentários:

Jotas disse...

Os autores de documentários do género da foto aqui retratada, são de facto uns priviligiados, por andarem nos maiores recantos e mais belos lugares de beleza natural do planeta e nutros casos, por culturas desconhecidas e de grande valor.
Outros, infelizmente ficam com grandes mágoas e feridas, por andarem pelos locais, mais sangrentos e tristes do planeta, homens de grande ccragem.

Arrume a mala aí disse...

Essas terras conhecidas como 'terras de ninguem',é espaço para grandes disputas,ainda hoje.
Escondendo fatos que,ao longo dos anos se tornam lendas,criam perssonagens inusitados,e deixam como herança, um povo humilde, pobre, e castigado.(Palavras de quem já viveu o PARAISO em Corumbiaria, e conhece o drama de muitos).