segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Porque não estigmatizar a segunda-feira

Seu domingo é motivo de preocupação? Muitos reclamam de acordar o domingo imaginando em como diminuir bem o horário para não atrasar sua agenda na segunda e acabam não aproveitando o domingo por criar uma grande expectativa para a próximo dia: o dia de voltar ao trabalho. Essa não é a melhor maneira de viver o domingo e se preparar para a segunda, afinal é bom viver uma situação de cada vez e ter em mente que a preocupação não tirará a segunda-feira do calendário.


Se suas segundas-feiras são tão horríveis que fazem até o domingo ficar chato, aí sim é motivo de preocupação. Saiba que essa ansiedade precipitada pode trazer sérios danos à saúde: estresse, suderose, ansiedade, taquicardia e muitos outros problemas físicos e psicológicos. A sensação de acordar na segunda-feira, após um belo final de semana de comemorações e diversão é a de acordar de um sonho bom, não acreditamos que passou, mas acabou ficando apenas para a memória.

Passando os olhos por esse texto podemos identificar um quadro comum de grande parte da humanidade: a falta de tempo, ou também a falta de programação do ser humano. Se a pessoa não sabe onde quer chegar, nunca saberá se está no caminho certo e em alguns casos isso colabora com a síndrome da segunda-feira, não apenas isso, mas também a intensidade vivida no final de semana pode colaborar também, o certo é fazer uma agenda balanceada, com lazer em escala parecida durante toda a semana, o que pode deixar a expectativa do final e do começo de semana com menos força do que o próprio homem. O melhor a se fazer no domingo é não exagerar, nem no álcool e nem na comida, mas também não fique sem comer, mantenha o horário e aproxime a rotina de domingo com a de segunda.


O gato Garfield é um personagem que retrata bem o descontentamento com a segunda-feira, o personagem é também uma crítica à maneira como muitas pessoas encaram o dia. Em muitas culturas a palavra que significa "segunda-feira" é referência ao dia da Lua, monday (Moon Day = inglês), montag ( Mond Tag = alemão), lunes (espanhol), lundi (inglês) e lunedi (italiano). A moda não pegou na língua portuguesa, pois foi a língua que mais sofreu influência da Igreja Católica, o dia da Lua como é chamado em outros idiomas é a preservação da denominação dada ao dia por culturas pagãs.


Viva bem!

Nenhum comentário: