sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Adultos responsáveis


O final de ano foi muito bem comemorado por todos, esse é o tipo de afirmação redundante agora, mas o ano novo também costuma ser palco de muitos acidentes, com fogos de artifício, embriaguez, falta de descanso.
Em Santa Catarina uma jovem de 21 anos foi atingida por fogos de artifício à 0h30 do dia 1º, na cidade de Barra Velha. A jovem que sofreu uma fratura no crânio está internada até hoje e seu estado de saúde é grave; perdeu massa encefálica. De acordo com o pai, se a garota sobreviver, são grandes as chances de o acidente deixar sequelas. Na Itália, mulheres fizeram greve de sexo para o parceiro que soltasse fogos no dia da virada. No ano passado a polícia italiana apreendeu 146 t de fogos de artifícios caseiros antes da noite do réveillon, o que não evitou que uma pessoa morresse e mais de 400 ficassem feridas em decorrência de acidentes com os artefatos.
A movimentação na rodovia durante os feriados também foi recorde; O Natal foi o mais violento nos últimos 4 anos, 134 pessoas morreram nas rodovias, muitos casos de embriaguez. O mais sarcástico poderia pensar: "Jesus, você precisa de sacrifícios para nascer hein?". Enquanto na virada do ano os números foram assustadores no levantamento da Operação Ano Novo: 490 acidentes, 73 a mais que o ano passado.

O tempo passa e os adultos parecem ter perdido a responsabilidade de algumas décadas atrás, hoje já não é mais deles a frase de cuidado e sim das crianças que não possuem outra opção à não ser seguir o ombro que supostamente protege.

Nenhum comentário: