segunda-feira, 30 de março de 2009

A Amazônia e os abusos que ainda sofre.

Hoje relacionamos a floresta amazônica com natureza, biodiversidade, uma das últimas reservas mundiais em recursos naturais por ter um rico ecossistema, que também sofre com rica exploração. O maior bioma terrestre do planeta está presente em 9 países da América Latina, sua bacia hidrográfica se extende em 7 milhões de km³, além de 5,5 milhões de km² de área verde. A floresta representa 35% de todas as florestas do mundo e permaneceu estável durante milhões de anos. A Amazõnia é dividida entre os países que corta e cada país é responsável por preservar a área que abrange seu território. A divisão que representa sua área no brasil é denominada por Amazônia Legal, área com 60% de toda a extensão hidrográfica e florestal Amazônica.

Essa área tem sido uma tremenda dor de cabeça atualmente, pois o Brasil não protege todo esse território de maneira adequada, tornando a área um lugar de exploração. O desmatamento e as queimadas destroem imensas áreas de florestas virgens anualmente. Apenas até o fim de fevereiro de 2009 o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) registrou o desmatamento de uma área de 62km², o equivalente ao Parque da Tijuca. A maior parte do desmatamento foi em Mato Grosso com 65% equivalente a área explorada, seguido por Pará com 25% e Rondônia e Amazônia com 4%. Além dos 62km de desmatamento o Instituto registrou também uma área com 37km² de degradação florestal.

O índice de desmatamento de fevereiro de 2009 é equivalente ao registrado em fevereiro do ano passado: 63km². O IMAZON não divulgou fotos de satélite na área desmatada, pois o tempo nublado e carregado, característica do Inverno Amazônico impossibilitou a ação. Voltando ao início do texto, hoje relacionamos a floresta amazônica com natureza, biodiversidade, uma das últimas reservas mundiais em recursos naturais por ter um rico ecossistema... e amanhã?


Um comentário:

Jotas disse...

Uma pena ver o grande pulmão do mundo, com uma fauna e flora inigualáveis, a ser desbravado à sombra dos grandes grupos financeiros, sem que nada se faça em sua defesa, se calhar, quando o mundo quiser agir, será tarde demais.
Infelizmente, este não é um caso virgem no mundo.
Obrigado, por mostrares tão nobres preoupações.