segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Neuroplasticidade: Cérebro bem estruturado sem limite de idade

A plasticidade neural ou neuroplasticidade é a capacidade de organização do Sistema Nervoso frente ao aprendizado e a lesão. É fato: toda atividade que desafie ou estimule o cérebro produz mudanças anatômicas significativas no cérebro, como o aumento de dendritos, espinhas dendríticas e aumento de sinapses (conexão entre neurônios). Experiências e costumes individuais acabam padronizando o cérebro e, quando a pessoa possui uma habilidade que se diferencia de outra em um nível de certa maneira superior à pessoas que não tenham a mesma técnica, essa habilidade só tende a evoluir com o decorrer do tempo e com a prática, independente da idade.



Durante muitos anos se acreditou que, a partir de certa idade, os neurônios não se renovavam mais, contudo,a partir de estudos feitos em cima da Neuroplasticidade, descobrimos que isso não é verdade; à medida que as pessoas envelhecem, há certa deterioração no hemisfério direito do cérebro, que está ligado ao aprendizado, enquanto o hemisfério esquerdo organiza as tarefas já aprendidas e que habitualmente são postas em prática. Mas a deterioração do hemisfério direito não significa que uma pessoa idosa não aprenda, muito pelo contrário; se essa pessoa atingiu certo grau de sabedoria em sua vida, as atividades de aprendizado passarão a ser controladas também pelo hemisfério esquerdo, como que uma transformação de dualidade para unidade

Ao longo da vida,acumulamos um repertório de aprendizados que nos permitem abordar novas situações com familiaridade. Podemos chamar isso de Experiência. Conforme envelhecemos, nossa atividade mental está amplamente dominada por essas rotinas cognitivas, acionando um “piloto automático” no cérebro



É possível manter o cérebro ativo e com qualidade de raciocínio até superior com o passar do tempo, o segredo é moldar a mente, mantendo o cérebro ativo através de diversas atividades. Nós seres humanos podemos conservar nossas sinapses ao longo da vida, mas o esforço para fazê-lo é devidamente proporcional ao esforço mental. O cérebro não se degenera com a idade, apenas muda de forma e tem uma evolução particular de acordo com as áreas mais utilizadas, tornando as pessoas sábias Cultive bons hábitos e seja escravo deles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cáspio o seu blog está muito bom, feito com inteligência e bom senso.

Meus parabens!

Acho que tive a honra de conhecer alguem que vai longe...

Anônimo disse...

Cáspio o ultimo comentário, teve problemas.

Vou repetir:

O seu blog está ótimo, inteligente e de bom senso.

Meus parabens!

Acho que tive a honra de conhecer alguem que vai longe...primeiro pelo seu jeito simples e humilde, mas essas são caracteristicas dos verdeiros vencedores.

Vá que o mundo te espera...